17/11/2011

0

Os 5 sentidos





Nestes dias temos falado dos sentidos...



Sugestões de Atividades


 Paladar
Atividade   “ Ao que é que sabe? “
Material : vendas; copos de plástico e amostras de sabores
Descrição da atividade :  Devem estar preparadas várias amostras de sabores, tais como: mel, passas, sumo de uva, pickles, limões, nozes salgadas, paus de sésamo e grãos de chá. Depois devem ser colocados em pequenos copos de plástico. De seguida, deve tapar os olhos enquanto alguém fornece um pedacinho de cada amostra a provar. Deve tentar dizer se é doce; amargo, salgado ou azedo até identificar a amostra. 

 Audição
Atividade  “Latas de agitar”
Material: Latas de refrigerantes, arroz, moedas, feijões, areia e pedras de pequena dimensão.
Descrição da atividade: As latas devem ser previamente cheias, com os itens acima referidos, sem que a criança veja. De seguida devem-se passar cada uma das latas pela criança para que ela própria a possa agitar. Depois, deve-se pedir à criança que tente adivinhar o que cada uma delas tem dentro, pelo som que faz.

 Visão
Atividade  “As cores”
Material: Três copos de plástico com água colorida (azul, vermelha e amarela); vários copos de plástico vazios; um conta gotas.
Descrição da atividade: Em primeiro lugar, deve-se pedir à criança para tentar adivinhar as cores que irão surgir após a junção das cores primárias em diversas combinações. Para o ajudar, deve colocar questões como: ”que cor surgirá se juntarmos o azul e o amarelo? E se juntarmos o vermelho e o amarelo?” As suas previsões devem ser testadas usando a água colorida.

 Tato  
Atividade “ a caixa do tato”
Material: caixa de sapatos com buraco feito, rolhas de cortiça, lixa, lã, algodão, pauzinhos, grão, feijão, vários tipos de papéis...
Descrição da atividade : coloca-se à disposição da criança a caixa com os respetivos materiais. A criança põe a mão no buraco e tem de adivinhar, pela textura, de que se trata.

 Olfato
Atividade “Potes cheirosos”
Material: potes de vidro com vários ingredientes com cheiro.
Descrição da atividade: Deve-se reunir uma série de potes de vidro com diferentes produtos com cheiros, tais como: limão, alho, hortelã, mostarda, vinagre, entre outros. Depois deve-se solicitar à criança que tente identificar o cheiro. A criança deve cheirar um pote de cada vez e falar sobre ele logo de seguida; Estes devem estar forrados de modo a que as crianças não vejam o que está lá dentro, pois só podem utilizar o olfato.

0 comentários: