17/11/2011

0

17 de novembro - Dia do Não Fumador



História da origem do tabaco
  • Proveniência
   O tabaco é uma planta do género nicotiana das quais existem mais de 50 espécies diferentes. De entre estas há a Nicotina tabacum, a que suscita maior interesse, sendo que o seu cultivo é originário do chamado Mundo Novo.
  • História breve
    O tabaco era conhecido e utilizado em amplas zonas do continente americano antes da chegada dos portugueses e espanhóis. "Bebida, comida ou fumada, esta planta intervinha nas cerimónias religiosas, rituais de passagem (adolescência – idade adulta) e usado de forma quotidiana em toda a América e, quando faltava o tabaco, muitos aborígenes diziam que a tribo estava pobre.
    A chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, a descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, a exploração da Costa Africana, a chegada de Colombo à América, de entre outros conhecimentos adquiridos nessa altura, estão na origem  do primeiro contacto dos europeus com esta apreciada planta. 
      A partir de então, rapidamente o seu uso se estendeu a toda a Europa, devido, sobretudo, pelo grande valor terapêutico que lhe era atribuído. Foi de tal forma a aceitação e velocidade de difusão que a Coroa de Espanha optou por submeter o comércio a um regime de monopólio estatal.          
      Rapidamente ingleses e espanhóis invadiram o mundo com uma substância até então desconhecida o que provocou uma forte repressão por muitas autoridades. Como anedota, refira-se que no século XVII, o Zar M. Fedorovich ordenou martirizar qualquer fumador até que este confessasse quem lhe tinha fornecido o tabaco, para cortar o nariz a ambos. Na mesma linha, o sultão Murad IV "gostava de surpreender os homens fumando, inclusive no campo de batalha, e castigá-los com decapitação, desmembramento ou mutilações de pés e mãos". O Papa Urbano VIII excomungava quem se permitisse abuso tão repugnante junto das dioceses e nos seus arredores.
      A partir do século XVIII as proibições cessam e o uso do tabaco cresce de forma gradual. Ao longo do século passado, o cigarro passou a ser aceite socialmente com a revolução industrial, que facilitou a produção manufacturada em larga escala e enraizou este hábito.
       Como é sabido, são muitas as razões que contribuíram para a sua expansão: os grandes interesses económicos dos países produtores e empresas multinacionais, as próprias características da substância, o tremendo boom publicitário que acompanha a sua difusão, etc.



Fumador Passivo
(Aquele que tem que viver ou trabalhar ao lado dos fumadores)        

Os não-fumadores e os filhos dos fumadores acabam por absorver tantas substâncias tóxicas e cancerinogéneas como o fumador ativo, e assim aumentam o risco do cancro do pulmão, tem efeitos nocivos nas crianças em gestação, e as crianças cujos pais fumam sofrem mais frequentemente de doenças respiratórias.
Algumas crianças experimentam o primeiro cigarro entre os 10 e os 12 anos de idade, na maior parte dos casos por curiosidade ou para se sentirem "como os mais crescidos". Em regra geral, o primeiro cigarro não sabe muito bem!
E as primeiras experiências intensivas com o tabaco ocorrem geralmente entre os 14 e os 16 anos. São frequentemente estas experiências que determinam se uma pessoa irá ou não tornar-se um fumador.




O caminho que os fumadores percorrem até, mais ou menos, estabilizarem os seus hábitos, é um percurso que podemos dividir em 3 etapas:
1ª Os factores psicológicos e sociológicos são os mais importantes para quem acende o primeiro cigarro.
2ª Nesta, o fumar é um prazer; o fumador goza a calma e os efeitos suavemente estimulantes da nicotina e a sua interacção com os componentes motor-sensoriais do hábito;
3ª O fumador pode então progredir para esta fase onde poucos cigarros são ainda um prazer positivo mas sim o comportamento é já largamente controlado pela necessidade de adiar ou evitar os efeitos da privação do tabaco (nicotina). Aqui o fumador é já um viciado.

Há imensos motivos para deixar de fumar:
-aumenta a esperança de vida,
-a saúde melhora,
-recuperam-se as capacidades desportivas,
-poupa-se muito dinheiro,
-o olfato e o paladar tornam-se mais apurados,
-a pele recupera a saúde original,
-os dentes voltam ao branco original,
-dá-se bom exemplo aos filhos.

0 comentários: