A matemática existe em tudo o que nos rodeia. Contudo ela parece assustar muitas pessoas, surgindo como um papão, que desafia mesmo os mais inteligentes. Seria bom que ela deixasse de ser vista e sentida dessa forma e passasse a ser olhada e vivida como um desafio. Se os professores têm um papel importante a desempenhar para que tal aconteça, também os pais podem contribuir fortemente para tal.
Quando a matemática faz, conscientemente, parte do quotidiano da família e até serve de desafio e é fonte de brincadeiras e de passatempos, não será nunca um papão. A criança não só terá expectativas positivas e estará motivada para a sua aprendizagem, como ficará confiante nas suas competências.
Posto isto, os professores do 1º ano desta escola pretendem dinamizar uma atividade a realizar, quinzenalmente, com a participação das famílias dos alunos de cada turma. Os problemas serão entregues aos alunos todas as sextas-feiras, de quinze em quinze dias, e deverão ser devolvidos ao professor titular de turma na segunda-feira seguinte, devidamente resolvidos.
Será atribuída uma pontuação a cada família:
Não fez – 0 pontos;
Fez mas errou tudo - 1 ponto;
Raciocínio certo/operação errada – 2 pontos;
Acertou – 4 pontos.
A todos será entregue um diploma no final do ano letivo.
A todos será entregue um diploma no final do ano letivo.
Atividade a iniciar na próxima 6ª feira (10 de fevereiro).
Entrega do problema solucionado 2ª feira (13 de fevereiro)
Sem comentários:
Enviar um comentário