Páginas

30/01/2012

Dia da Não Violência e da Paz

O dia 30 de Janeiro foi proclamado Dia da Não Violência e da Paz em homenagem a Gandhi, cuja morte ocorreu neste mesmo dia no ano de 1948.
 Trata-se de uma iniciativa não-governamental e independente no âmbito mais geral da educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.

Mahatma Gandhi, nasceu na Índia em 1869 e é considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta não violenta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça. Os quatro principais pensamentos eram a verdade, o amor, a não-violência e a cooperação. Foi com eles que, não só lutou contra os maus tratos e discriminações que os indianos sofriam na África do Sul como ainda foi através deles que obteve a independência da Índia.
O Prémio Nobel da Paz é atribuído anualmente a pessoas que se distinguiram como pacifistas e visionários que tenham como objectivo acabar com a violência, conflito ou opressão através da sua liderança moral, e que tenham contribuído "dando o seu melhor para a fraternidade entre as nações".

Sem comentários:

Enviar um comentário